Interior virou a casa do paulistano

Quem mora na capital e ouve a palavra ‘interior’ logo imagina calmaria, áreas verdes, segurança e qualidade de vida. Talvez realmente seja essa idealização do interior que faça com que mais e mais paulistanos troquem a capital por cidades como Vinhedo, Jundiaí e Valinhos.

Segundo uma pesquisa realizada pela ONG Nossa São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, 56% dos moradores de São Paulo manifestaram vontade de sair da cidade. E o motivo alegado por todos é a insegurança.

Imagem

O reduto escolhido para fugir da onda de violência é o interior do Estado. Pelo menos foi o que afirmaram 88,3% dos entrevistados do levantamento feito pela Hays, empresa especializada em recrutamento.

Desse total que escolheu o interior, 73,7% preferem a região de Campinas; o principal motivo apontado por eles foi a proximidade com a Capital, aliado a maior qualidade de vida.

A saída de paulistanos da Capital não é novidade. Primeiro eles se deslocaram para a região metropolitana, ocupando as cidades de Cotia, Barueri, Osasco, Santana do Parnaíba e Guarulhos. Nesses locais é possível observar que houve um aumento de condomínios fechado.

Porém, o crescimento dessa região refletiu na dificuldade de locomoção. A partir desse momento, a migração começou a acontecer para locais mais distantes, como Vinhedo, Jundiaí, Valinhos, Itu, Sorocaba, entre outras cidades em um raio de 100 km da Capital.

Além da segurança, o baixo custo de vida e a inexistência do trânsito pesado da Capital também são fatores que pesam na hora de definir a mudança de município. Por exemplo, uma residência em São equivale ao valor de comprar um terreno de 500 metros e construir casa com piscina, além de sobrar dinheiro pra decoração e até a troca do carro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s