Palestra conscientiza moradores de condomínio em Jundiaí

Por Rodrigo Góes

O Residencial Guido Pelliciari demonstrou que está preocupado com a preservação do meio ambiente. Em atitude inédita, o condomínio promoveu uma palestra com a engenheira química, Vivian Ceciliata M. Drezza, que tratou sobre Coleta Seletiva, no último dia 25 de maio.

O encontrou reuniu prestadores de serviço do condomínio e as profissionais do lar dos moradores do Guido, e contou com o apoio da administradora Impacto e do síndico, Fernando Fernandes.

Público presente na Palestra do Guido Pelliciari

Vivian fez um balanço da importância da consciência ecológica em um país que acumula mais de 195 mil toneladas de lixo por dia e que muitos desses resíduos tem mau gerenciamento e causam impacto fisico, biológico e socioambiental. “Fisicamente, denigre os nossos rios e solos. Biologicamente, geram doenças e causam insetos e, por último, causam entupimento de canais”, exemplifica a palestrante.

Ela destacou que um dos princípios para o melhor gerenciamento do lixo é trabalhar com os três Rs:

Redução: evitar desperdício, fazendo compras sem exagero.

Reutilizar: utilizar os produtos de outras formas.

Reciclar: reaproveitar certos produtos e reciclá-los.

Vivian também ensinou os presentes a diminuírem o tamanho do lixo para o descarte

Um quadro bem interessante e didático apresentado pela engenheira química foi a explicação do que realmente é reciclado e o que não é, dentro de algumas categorias. São elas:

MATERIAL RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL
Papel Jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixas e aparas de papel (limpas), fotocópias, envelopes, rascunhos. Etiquetas, papel carbono e celofane, fita crepe, papeis higiênicos, absorventes, fraldas, papéis metalizados, guardanapo, caixa de pizza, bituca de cigarro, fotografias
Metal Tampinha de garrafa, latas de óleo, em pó, conservas, refrigerantes e cervejas, alumínio, embalagens metálicas de congelados, papel alumínio. Clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas e pregos.
Plástico Canos e tubos, sacos, disquetes desmontados, embalagens de produtos de limpeza e alimentos, PET, caneta desmontada, escova de dente. Cabos de panela, tomadas, carga de caneta, protetor auricular, papel de bala, elástico, tubo de pasta de dente.
Vidro Recipientes em geral, garrafas e copos Espelhos, vidros planos e cristais, cerâmicas e porcelanas.

Vivian lembra que é muito importante que os produtos recicláveis estejam limpos, ou seja, sempre que for descartá-los, passar água para melhor aproveitamento pelas empresas de reciclagem.

Mas uma das explicações que despertou a curiosidade dos presentes foi a da caixa de pizza. Antônia Moraes, que trabalha há mais de 10 anos para a moradora Gláucia, não sabia. “Eu enrolava a caixa e deixava no reciclável, mas vi aqui que,  por conter comida no papelão, não é reciclável”.

Antônia também mostrou que está empenhada na preservação do meio ambiente. Há muitos anos que não joga óleo pelo ralo e utiliza o usado para fabricação de sabão. E quem sai ganhando é a própria pratoa. “As crianças voltam da escola e o único produto que limpa é o sabão dela”, diz Gláucia. “Os meus panos ficam branquinhos”, se orgulha a empregada.

Gláucia (foto) até tentou ajudar, mas não conseguimos fotografar a sua empregada, Antônia.

O óleo foi um dos temas mais importantes da palestra no Residencial Guido Pelliciari. Vivian lembrou o público que de nada adianta esquentar água com detergente e jogar o óleo pela pia. O correto, ela lembra, é recolher todo o óleo em uma garrafa e deixá-lo em um local adequado para coleta. O mesmo mecanismo é válido para medicamentos. Nunca descartá-lo no lixo, mas sim encaminhar as grandes redes de farmácias.

A palestra durou cerca de 30 minutos, contou até com um café da tarde e pretende ser uma constante pelos condomínios de Jundiaí-SP.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s